Uma ação integrada de preservação das áreas de mananciais, realizada em Suzano, na região metropolitana de São Paulo, resultou no embargo de 18 residências na Estrada da Quinta Divisão, no distrito de Palmeiras. De acordo com a Prefeitura de Suzano, as construções estavam irregulares.
Promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a ação contou com o apoio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Municipal de Suzano, do Departamento de Fiscalização de Posturas e de órgãos ambientais do Estado de São Paulo, como a Polícia Militar Ambiental, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e a Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade.
Os integrantes dessas representações compõem o Grupo de Fiscalização Integrada do Alto Tietê Cabeceiras (GFI-ATC), que contribui com o município nas ocorrências relacionadas aos crimes ambientais. Também fazem parte das ações ligadas ao trabalho entidades de classe como o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI-SP) e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CRECI-SP), além da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
De acordo com a administração municipal, os moradores encontrados nas residências foram notificados pela prefeitura e pelos órgãos estaduais e todos vão prestar os esclarecimentos necessários às autoridades policiais. Por parte do Poder Executivo municipal, o processo segue agora de forma administrativa para que possam ser investigados, de forma técnica e ambiental, os aspectos ligados ao uso e ocupação do solo. Não houve condução de nenhuma pessoa até a delegacia de polícia. O secretário municipal de Meio Ambiente, André Chang, explicou: “Nosso trabalho é atuante e vigilante. Estamos atentos às diversas situações que põem em risco a integridade do nosso ecossistema. Vamos trabalhar para interromper práticas criminosas em áreas de preservação e prevenir outras iniciativas que possam causar danos ambientais. Quando preservamos a qualidade da água que vem dos nossos mananciais, estamos preservando a vida das pessoas”.