Guarda Municipal age em Itaquaquecetuba

O município de Itaquaquecetuba, situado no leste da região metropolitana de São Paulo, vem combatendo os loteamentos clandestinos com um recurso raramente utilizado em outras cidades: a Guarda Civil Municipal. Foi uma equipe da Guarda Civil a responsável pela descoberta, no início de novembro, de um loteamento clandestino na Vila Bartira, em Itaquá. Os guardas encaminharam quatro pessoas para a Delegacia Central, onde foi feito o boletim de ocorrência.

O local já estava com árvores nativas cortadas, de acordo com a Guarda Ambiental, que apreendeu quatro gaiolas com três pássaros vivos e um morto, além de ferramentas, como motosserra, carrinho de mão, enxadas, roçadeira e picareta. Esse equipamento estava sendo usados nos 40 lotes, que comercializados por R$ 20 mil a R$ 50 mil cada um.

Nesta foto, integrantes da Guarda Civil Municipal de Itaquaquecetuba que estão sendo treinados para reforçar a segurança na cidade, combater os loteamentos clandestinos e auxiliar a Polícia Militar em ações contra o tráfico de drogas.

O secretário de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, Anderson Caldeira explicou: “Detivemos quatro envolvidos, mas o principal responsável conseguiu fugir. Eles são de Guarulhos e não sabiam que nós, da prefeitura, estamos um forte trabalho de monitoramento em áreas de preservação, principalmente na região de várzea do Rio Tietê”.

Havia na área quatro casebres montados com o objetivo de evidenciar moradias, um setor para vender bebidas, estacas demarcando os lotes e um muro recente, que foi derrubado com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos.

O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, elogiou a Guarda Civil Municipal e explicou: “Nós trabalhamos em conjunto e não permitiremos que invasões como essa aconteçam aqui, em Itaquá. Orientamos a população para que fique de olho e denuncie pelo 153 sempre desconfiar de preços baixos cobrados por lotes. Além disso, os compradores devem consultar a prefeitura para verificar se o lote é irregular”. Boigues ressaltou que loteamentos clandestinos trazem problemas de estrutura urbanística, além de questões ligadas ao saneamento básico, acarretando uma série de problemas para a prefeitura e para os moradores da cidade”.

O município de Itaquaquecetuba, com cerca de 390 mil habitantes, fica a 46 quilômetros do centro da Capital e está cercado por sete municípios:  Guarulhos, Mogi das Cruzes, São Paulo, Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano.

Últimos posts

Newsletter