O município de São Cristóvão, na região de Aracaju, no Estado de Sergipe vem tomando providências para impor respeito às leis e normas sobre desenvolvimento urbano. Em 26 de setembro, houve, no Paço Municipal, uma Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (REPAC) entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Prefeitura de São Cristóvão e representantes de diversas comunidades da cidade, com o objetivo de discutir questões acerca dos aglomerados subnormais que compõem o território do município.
![](https://www.lotelegal.com.br/wp-content/uploads/2023/10/lotelegal0210.png)
Representando o Instituto, o coordenador da área de São Cristóvão, Lucas Rodrigues, confirmou a validade das informações que o IBGE havia coletado em 2018 a respeito dos aglomerados subnormais do município, que se caracterizam como ocupações irregulares de terrenos e que, em geral, possuem um padrão urbanístico irregular. Em São Cristóvão, conforme o levantamento do IBGE, 14 comunidades foram identificadas com essas características.
Lucas Rodrigues explicou: “A nossa finalidade, hoje, é validar algumas informações que foram coletadas em 2018, já que se passaram cinco anos desde então, e algumas classificações poderiam não mais corresponder à realidade. Junto às comunidades e a Prefeitura, nós tentamos validar se esses locais se caracterizam como invasão, loteamento irregular, ou outra denominação, e se a nomenclatura utilizada pelo IBGE é a mesma que os comunitários e o município utilizam atualmente”.
Um dos secretários municipais presentes no encontro foi Júlio Júnior, responsável pela pasta da Infraestrutura, que destacou que o conteúdo apresentado pelo IBGE está em sintonia com o trabalho que vem sendo desenvolvido pela sua secretaria. “Coincidentemente nós estamos elaborando o Plano Local de Habitação de Interesse Social, e o IBGE apresentou hoje dados importantes que serão utilizados nesse processo de construção”, disse Júlio. “Nós estamos justamente na fase do levantamento de dados e, a partir disso. faremos um planejamento para cumprir as metas”.
Durante o encontro, o prefeito Marcos Santana reforçou a importância de se manter o diálogo com o IBGE e enfatizou que os dados obtidos por meio do Censo Demográfico de 2022 contribuirão para o planejamento do município nos próximos anos. “Nós já estamos trabalhando todo o nosso planejamento dentro dos objetivos traçados”, disse o prefeito. “No próximo ano, com as informações do IBGE, teremos a base do Plano Plurianual a ser desenvolvido a partir de janeiro”.