Campinas apoia Lote Legal há dois anos

Está fazendo pouco mais de dois anos que o apoio da Prefeitura de Campinas à campanha Lote Legal foi consolidado, abrindo caminho para a adesão de vários outros municípios do Interior paulista ao combate a loteamentos clandestinos.

Vale a pena recordar: numa cerimônia acompanhada por mais de 50 pessoas, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, assinou em 5 de maio, num restaurante na cidade, um protocolo de intenções com a AELO para parceria de orientação ao consumidor no combate à comercialização de loteamentos irregulares e clandestinos no município. A cooperação entre as partes também previa intensificação da fiscalização e instrumentos que permitam ao cidadão ter informações acessíveis dos empreendimentos legalizados.

Dário Saadi manifestou seu entusiasmo pela parceria: “Esse compromisso com a AELO vai reforçar a postura da Prefeitura, que é de buscar segurança jurídica para aprovação de empreendimentos, e tornar a cidade mais amigável e mais favorável aos empreendedores. Também teremos mais segurança do ponto de vista da sustentabilidade. Vamos dar ferramentas para o consumidor verificar se o lote que ele está comprando está regular”.

A AELO foi representada na assinatura do protocolo pelo seu presidente, Caio Portugal, e por diretores, num evento que reuniu empresários, autoridades e representantes da sociedade civil.

Esta foto de Calão Jorge mostra o momento para confraternização, ao final do encontro de Campinas. O prefeito Dário Saadi está no centro, tendo ao lado a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, e o presidente da AELO, Caio Portugal. Da esquerda para a direita, quatro diretores da AELO: Luis Paulo Germanos (vice-presidente), Elias Zitune (Assuntos Regionais), Arthur Matarazzo Braga (Administrativo e Financeiro) e Jorgito Donadelli (Relações Institucionais). Ao lado de Caio, o delegado Regional da AELO em Campinas, Clóvis Cabrino Júnior, e o representante da AELO e do Secovi-SP nas reuniões do Graprohab, engenheiro Jonas Mattos.

Nos últimos meses, outras prefeituras mostraram interesse em participar da campanha Lote Legal, lançada pela AELO em julho de 2021, e que acaba de completar três anos, no combate aos loteamentos clandestinos. A campanha tem o apoio de inúmeras instituições parceiras. Sorocaba, Votorantim e Jundiaí já aderiram ao movimento e são beneficiadas pelo uso da Cartilha do Comprador de Lote, produzida pela AELO como ferramenta para orientar o público interessado em comprar terreno para a construção de casa própria.

O site www.lotelegal.com.br é o canal para difusão da campanha e para receber denúncias. Além de tudo, o site contém a Cartilha do Comprador de Lote.

Últimos posts

Newsletter