A Prefeitura de Campinas acaba de lançar o Selo de Qualidade de Vida Urbana, destinado a reconhecer empresas em atividade no município que cumpram normas de qualidade e de apoio ao meio ambiente. Trata-se de uma iniciativa em parceria com a empresa Urban Systems, pela qual as duas partes atuarão em conjunto, tanto para a divulgação o projeto e incentivo às candidaturas ao Selo, quanto para a análise de cada uma das empresas interessadas em aderir a essa iniciativa.
Com população de aproximadamente 1,2 milhão de habitantes, o município de Campinas, a 100 quilômetros de São Paulo, é o terceiro mais populoso do Estado, atrás apenas da Capital e de Guarulhos.
O prefeito Dário Saadi, cuja gestão tem aprimorado o sistema de licenciamento de novos projetos habitacionais, convocou todas as secretarias municipais para o trabalho de apoio ao Selo de Qualidade de Vida Urbana, em conjunto com a equipe da Urban Systems.
Duas importantes secretarias municipais comandam a organização desse projeto no âmbito da Prefeitura: a de Urbanismo e a de Planejamento e Desenvolvimento Urbano.
A secretária de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, formada em arquitetura pela Faculdade Metodista de Piracicaba, exerceu anteriormente vários outros cargos na Prefeitura de Campinas. Em 5 de maio de 2022, ela teve expressiva participação no evento em que Campinas aderiu à campanha Lote Legal, da AELO, de combate aos loteamentos clandestinos, ao lado do prefeito Dário Saadi e da Diretoria da AELO, liderada pelo presidente Caio Portugal. Em 2021, Carolina ganhou mais experiência sobre desenvolvimento urbano ao acompanhar todo o Programa de Cursos de Loteamento da Universidade Secovi, sob a coordenação da professora Mariangela Machado.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Coluccini, é advogado pela PUC de Campinas, com experiência em órgãos públicos e em grandes empresas do setor privado.
Em 21 de novembro, os secretários Marcelo e Carolina estiveram no Graprohab, em São Paulo, juntamente com o prefeito Dário Saadi, para o evento de assinatura da adesão de Campinas ao inovador sistema Graprohab Integra.
A empresa Urban Systems, que idealizou o Selo de Qualidade de Vida Urbana, tem 23 anos de atuação em consultoria, com 1.200 projetos, em 900 cidades. A base de sua equipe é formada pelos seguintes profissionais: arquiteto e urbanista Marcelo Ignatios, engenheira Giovana Ulian, comunicador social Paulo Takito, engenheiro Thomas Assumpção, geógrafo André Cruz, arquiteta Natália Viapiana, especialista em licenciamento ambiental Daniela Meneget e a engenheira ambiental Carolina Carrijo.
Os objetivos e estruturação do Selo de Qualidade de Vida Urbana são baseados na promoção do desenvolvimento urbano sustentável e em soluções inspiradas na natureza.
Está sendo estruturado um sistema para analisar as candidaturas e conferir os certificados. Há três categorias para inscrição de empresas candidatas ao Selo: Incorporação de Habitações de Interesse Social, Incorporação de Residenciais e/ou Comerciais e Parcelamento do Solo (Loteamentos e Bairros Planejados.
A empresa imobiliária, ao receber a concessão do Selo, abrindo caminho para a divulgação junto ao mercado consumidor, estará enquadrada num destes três níveis: ouro, prata e bronze. Caberá à comissão conjunta da Prefeitura de Campinas e da Urban Systems estabelecer o nível de cada empresa contemplada.
A secretária municipal de Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, afirma estar confiante no sucesso do projeto, que interessa não só à Prefeitura como também às empresas e ao mercado consumidor. Em 5 de maio de 2022, ela teve expressiva participação no evento em que Campinas aderiu à campanha Lote Legal, da AELO, de combate aos loteamentos clandestinos, ao lado do prefeito Dário Saadi e da Diretoria da AELO, liderada pelo presidente Caio Portugal. Em 2021, Carolina havia ampliado sua experiência sobre desenvolvimento urbano ao acompanhar todo o Programa de Cursos de Loteamento da Universidade Secovi, sob a coordenação da professora Mariangela Machado.