O presidente da AELO, Caio Portugal, esteve na cidade de Votorantim, no Interior paulista, na semana passada, buscando o apoio da Prefeitura à campanha Lote Legal, de combate aos loteamentos clandestinos. A evolução do Lote Legal foi o principal assunto do AELO ON n.º 960.
A reunião de Caio Portugal na Prefeitura de Votorantim, mostrada nesta foto está detalhada na próxima nota. O presidente da AELO esteve na cidade acompanhado de Luiz Fernando Zanchet (no centro), empresário imobiliário que apoia constantemente nossa entidade na região de Sorocaba. Os dois estiveram reunidos com representantes da Prefeitura: no lado direito, Antônio Carlos Ribeiro Abibe, presidente da Companhia Municipal de Habitação Popular (COHAP); à esquerda, Míriam Zacarelli, secretária de Obras e Urbanismo (SOURB) de Votorantim, e Tirso Cardoso, diretor da SOURB.
Vale a pena relembrar a evolução do Lote Legal, desde sua criação, em 2021, até outubro de 2023, época em que a campanha idealizada pela AELO como ampliação do serviço Disque-Denúncia avança por todo o Brasil.
No primeiro ano, Caio Portugal e os demais diretores da AELO conseguiram garantir importantes apoios, entre os quais o do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (CRECI-SP). Em 2022, foi assinado o acordo de parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo e começaram a ser definidas as parcerias com prefeituras. A primeira foi a de Campinas, em maio. Recentemente, houve a adesão de Sorocaba. E vários outros municípios manifestam intenção de se unir em torno do Lote Legal contra a ilegalidade.
Para 2024, as perspectivas são excelentes, tanto no Interior de São Paulo quanto em outras regiões do País. O fato de a AELO ser, atualmente, uma entidade de âmbito nacional, com mais de mil associados em 21 Estados, surge como valiosa credencial para atrair novas adesões.